A Máquina de Abraçar
Sala Fernanda MontenegroSão 2 os personagens: Iris – uma autista altamente dotada intelectualmente. Miriam – uma especialista em autismo e distúrbios similares que presenciou “uma longa viagem” de sua paciente até o mundo de nossa linguagem verbal, a linguagem das pessoas “normais”.
Íris tem autismo, mas conseguiu, graças à imensa capacidade de seu cérebro, atravessar o abismo da falta de comunicação e hoje pode falar para uma platéia, durante uma conferência, de como se sente, de como pensa e de quais são as diferenças de funcionamento de uma mente autista em relação a uma mente normal. Ph.D. em botânica, Íris lançou um livro intitulado “A vida afetiva das plantas” e se comunica com uma planta, sua companheira inseparável e que está presente nesta conferência, a quem ela carinhosamente chama de Frida.
Miriam é uma especialista, médica de Íris há muitos anos. Através de um discurso lógico, racional, ela tenta defender suas idéias e fugir do preconceito de seus colegas de profissão descrentes de seus métodos de tratamento pouco ortodoxos e da censura por parte da organização do evento. Aos poucos, ela parece perder o controle da situação, pois mesmo Íris, sua paciente, já não responde, nem age da forma esperada, recorrendo várias vezes a uma máquina que está fora da cena e que, até determinado ponto da peça, não sabemos para o que serve: a Máquina de Abraçar.
Mas, de repente, a máquina se quebra, as duas mulheres se defrontam, o espetáculo acontece!
Tradução: Eric Nepomuceno Produzido por: Fernando Libonati
Direção de Arte: Raul Mourão Direção Musical: Rodrigo Marçal
Luz: Maneco Quinderé Direção de Imagem: Caetano Gotardo
Voz Especial em Off: Fernando Eiras
Fotos: Vicente De Mello
Visagismo: Rose Verçosa
Programação Visual: Débora Bensusan e Quito
Direção de Produção: Carolina Tavares
Assessoria de Imprensa: Vanessa Cardoso
Produtor Executivo: Bruno Katzer
Direção de Cena: Márcia Machado
Operador de Luz: Helio Malvino
Operador de Som: Arthur Braganti
Figurino: Domingos de Alcântara e Luciana Cardoso
Direção de Movimento e Preparação Corporal: Denise Stutz
Produção: Pequena Central De Produções Artísticas
Realização: Machenka Produções Artísticas Ltda
Nenhum comentário