Adultério

Sala Fernanda Montenegro

Peça da Companhia Atores de Laura, inspirada no universo de Luigi Pirandello, convida espectador a refletir sobre a fronteira entre o real e a imaginação

“Adultério” é um espetáculo teatral desenvolvido numa criação coletiva da Companhia Atores de Laura, inspirada no universo do autor teatral Luigi Pirandello. A iniciativa da companhia de realizar a montagem surgiu durante exercícios feitos pelo grupo para treino e pesquisa, com propostas do diretor Daniel Herz. Entre estas propostas nasceu a ideia de trabalhar a questão Pirandelliana a respeito da identidade e sobre realidade e ficção, com o mote de uma realidade dentro da outra. O tema adultério foi sugerido pelo diretor no dia em que viu no jornal a manchete “Adultério não é crime, mas tem seu preço” e foi desenvolvido pela companhia por cerca de oito meses antes do início dos ensaios do espetáculo, que conta com o patrocínio da Eletrobras.

Mas em “Adultério”, este tema ancestral, presente nas relações amorosas, é apresentado como metáfora e pano de fundo de uma estrutura dramatúrgica, que é construída por histórias que originam novas tramas, num processo contínuo que se desenvolve ao longo de todo o espetáculo.

O adultério, portanto, além de tema das narrativas, é uma alusão à própria estrutura dramatúrgica, em que os atores continuamente desconstroem uma realidade cênica para construir outra. A cada momento, o pacto de ilusão que toda plateia estabelece com o artista e sua obra é quebrado. Assim, “Adultério”, mais do que levantar a questão da infidelidade conjugal — trazendo ao palco suas mais variadas nuances e consequências ―, convida à reflexão típica de Pirandello: o que, afinal, é a “realidade” e o que é a “representação”? Existe diferença entre uma e outra? Que fronteira há entre o real e o não real; entre vivência cotidiana e criação artística?

Em “Adultério”, o espectador é convidado a esta reflexão permanentemente e, eventualmente, é traído pela própria ideia que cria sobre as diferentes realidades que se apresentam umas dentro das outras, numa espécie de funil. Este fluxo de realidades, aliás, surge de maneira tão intensa que se sobrepõe ao tema adultério propriamente dito. Uma curiosidade interessante é que todos os personagens da peça têm nomes de personagens de Pirandello, numa alusão sutil ao autor.

Outro ponto interessante na montagem é o reencontro da Cia com o Teatro Gláucio Gil. Foi ali, em 1996, que os Atores de Laura estrearam o espetáculo “Decote”, também uma criação coletiva e também baseada num autor teatral, no caso Nelson Rodrigues. “Decote foi um sucesso marcante na carreira da companhia, ganhando vários prêmios na época e está em nosso repertório até hoje”, explica Daniel Herz, que está empolgado com a reforma do teatro e a programação mais voltada para uma linha contemporânea.


Elenco: Ana Paula Secco, Anderson Mello, Leandro Castilho/Luiz André Alvim, Marcio Fonseca, Paulo Hamilton e Verônica Reis.

Texto: Cia Atores de Laura

Direção: Daniel Herz

Direção de produção: Paula Rollo

Iluminação: Aurélio de Simoni

Figurinos: Patricia Muniz

Cenário: Fernando Mello da Costa e Rostand de Albuquerque

Trilha sonora: Lucas Marcier

Programação visual: Mauricio Grecco

Assistente de direção: Clarissa Kahane

Produção executiva: Ana Lelis e Luciana Coletti

Assessoria Jurídica: Ricardo Brajterman

Consultora de movimento: Marcia Rubin

Consultoria psicanalítica: Evelyn Dizitser

Consultoria de projeto: Zucca Produções



5 comentários
  • ESSE MEGA ESPETÁCULO VAI ESTAR SENDO APRESENTADO ATRAVÉS DO FESTIVAL SESC DE INVERNO 2011 AQUI EM NOVA FRIBURGO DIA 20 DE JULHO,ÁS 19HS.SEJAM BEM VINDOS!

  • Luciano Gallucci disse 27 de junho de 2011 às 17:25

    Estive presente neste ultimo sabado 25/07 com minha namorada e adoramos a peça. Trechos inteligentes e engraçados tornam o assunto tão polemico em algo do cotidiano.
    Recomendo

  • PARABÉNS A TODOS.FOI MUITO BOM A APRESENTAÇÃO NO FESTIVAL SESC EM NOVA FRIBURGO/RJ.A TODOS PARABÉNS E QUE DEUS OS ABENÇOE.VOLTEM SEMPRE!

  • Fantástica peça, com texto muito inteligente!! A atuação dos atores está brilhantemente bem interpretada! Uma das melhores peças que já vi, não percam!!
    (Só achei que ao final faltou os atores falarem seus nomes.)

  • Adorei a peça! Já recomendei para todos os meus amigos!

Deixe seu comentário