Amores, Perdas e Meus Vestidos

Sala Fernanda Montenegro

Um dia Ilene Beckerman desenhou peças de seu closet pessoal, que marcaram a sua vida, e escreveu sua história através da memória dessas peças. Ilene fez um punhado de copias e distribuiu para amigas. Uma dessas amigas apresentou os desenhos a uma editora e nascia Love, Loss and What I Wore (ainda não disponível em português), um best seller que já vendeu mais de meio milhão de cópias no mundo inteiro.

Assim é a sinopse de Amores: histórias comuns a todas as mulheres, ora dilemas engraçados como “usar salto alto ou pensar?”, ora simples temas como escolher uma bolsa ou – toda mulher sabe – a angustia de ter de impressionar numa festa a bordo do vestido certo. 

Como resume Ilene no final de sua obra: “Escrevi este livro para que as minhas netas soubessem que não fui sempre a avó delas, e, achei que eram histórias particulares, mas parece que elas são histórias comuns para outras mulheres também”. É ainda uma oportunidade para homens compreenderem um pouco melhor o universo feminino.”

O texto de Ilene se tornou sucesso ao ganhar versão teatral das irmãs Delia e Norah Ephron, já conhecidas por filmes como Mensagem para Você ou pelo recente Julie & Julia. As irmãs da comédia romântica, é claro, acrescentaram novas histórias – todas reais. No elenco americano já passaram nomes como Rita Wilson, Jane Lynch, Fran Drescher, Mary Louise Wilson e Rosie O’Donell.

Em 2010 a peça foi consagrada com o Drama Desk Award 2010 de Melhor Experiência Única Teatral em Nova Iorque. O The New York Times escreveu que, a “engraçada e atraente peça trouxe a casa abaixo”, enquanto a Vanity Fair chamou-a de “sensata e inteligente”.


Texto: Delia Ephron e Norah Ephron

Inspirado no livro de Ilene Beckerman

Adaptação: Adriana Falcão

Direção: Alexandre Reinecke

Elenco: Arlete Salles, Carolina Ferraz, Ivone Hoffman e  Taís Araújo

Cenário e figurinos: Theodoro Cochrane

Iluminação: Aurélio de Simoni

Trilha sonora: Alexandre Elias

Fotos: Miro

Projeto gráfico e Ilustrações: Paulo Joliv

Produção executiva: Sônia Fernandes

Administração: Valéria Keller

Direção de produção: Sandro Chaim

Produtores associados: Andrea Luz, Arlete Salles, Carolina Ferraz, Marcelo Sebá, Sandro Chaim e Tais Araujo

Realização: São Sebastião Produções Artísticas e Chaim Produções



11 comentários
  • Possuo 2 ingressos para o dia 07/01/2011 cujo espetaculo foi cancelado, desejo trocar, qual a possibilidade?

  • Rio, 23 de janeiro de 2011

    Boa tarde! Ontem dia 22 fui assitir o espetáculo amores, perdas e meus vestidos. O texto é fantástico, o cenário suoer bem bolado. A luz é incrível O trabalho das 4 atrizes de alto nível. Mas, tenho de fazer um destaque para a interpretação de Arlete Salles, seu trabalho foi simplesmente divino. Com todo o respeito merecido por Carolina Ferraz, Tais Araújo e Ivone Hoffmann o trabalho desenvolvido pela Arlete é simplesmente divino, magnífico, notável. O texto dito pela Arlete ganha uma essência divina. O texto sobre “bolsa”, produto que foi dito pela personagem de Arlete é algo que não é de seu agrado, é algo simplesmente sublime. Arlete interpreta esse trecho da peça sentada provando que um bom ator e uma magnifíca atriz não precisa de luz, cenário, basta a presença do ator. Ao interpretar tal trecho Arlete estava sentada na escada do palco da Sala Fernanda Montenegro. E não temos sequer como atribuir uma nota à interpretação da Arlete, pois não temos como atribuir uma nota a uma Deusa. Se a Fernandona é a 1ª Dama do Teatro brasileiro, Arlete é a Imperatriz do Teatro. Só lamento vê-la tão pouco no dia a dia do teatro. Parabéns, pelo texto, pela adaptação, pela luz, pelo cenário, pelo trabalho das 4 grandes atrizes e quanto à Arlete provou que está acima de qualquer nota. Se for comédia, ela dá de 1.000, se for tragédia, idem, se forma drama é encara é também dá de 1.000. Parabéns a todos envolvidos na produção. Costumo assistir de 3 a 4 peças por semana (horário alternativo, 5ª, 6ª, sábado, domingo), vou a teatros de fácil acesso com a Maison, e vou assistir peças com Dante no Inferno no Parque das Ruínas em Santa Teresa, A Descoberta das Américas no Glauce Rocha. Tenho como fazer comparação de textos, cenários, luz, interpretação etc. etc. Até bem pouco tempo minhas peças preferidas eram “Beatles num Céu de Diamantes” (musical contemporâneo) e “Ensina-me a Viver” onde Glória Menezes e Arlindo Lopes demonstram que teatro é algo sagrado. E agora insiro “Amor, Perdas e meus Vestidos” no seleto grupo de peças sublimes, deificadas. Mais uma vez parabéns! Tânia Delorme – Defensor Público no Estado do Rio de Janeiro

  • Eu assisti ao espetáculo e voltei encantada. Além de excelentes atrizes elas são muito simpáticas. Sou de Pernambuco e estava de férias no RJ e queria ver algo bom e fui ao teatro e graças a Deus achei. Parabéns ao quarteto pela fantática apresentação e em especial a Thaís que amo de paixão. Bjus e toda sorte do mundo para vcs

  • Fui assistir a peça ontem 11.02.2011, num dia de calor abrasador e de transito infernal. Não tivemos muita sorte, faltou a Carolina Ferraz, sempre uma figura carismática sendo substituida pela Ingra Liberato, que deu algumas derrapagens no texto, mas que segundo relato das outras atrizes, teve que ensaiar em 5 dias, , portanto estah perdoada coitada. Mas mesmo assim, apesar de algumas passagens que provocam risadas da plateia, não me empolguei tanto. De repente se eu conseguir ler o livro haja maior aceitaçãoa

  • Ameeei! Muito divertida e um texto maravilhoso. Em destaque a atuação de Arlete Salles é bárbara, fenomenal, divina. A cada palavra dita por ela ficamos hipnotizados. Ela é realmente BÁRBARA ! Parabéns !

  • Valéria Nogueira disse 1 de março de 2011 às 3:01

    Gostaria de saber quais as peças q estarão em cartaz no periodo de 10 a 15/03…grata Valéria

  • Valéria, pf. veja no site http://www.teatros.art.br , pois temos espetáculos em vários horários, nos teatros do Leblon, Fashion Mall e Artes – Shopping Eldorado.

  • Olá! Fiquei sabendo da promoção de 50% na entrada de mulheres esta semana…
    Tem como eu comprar 2 entradas para Amores, Perdas e Meus Vestidos no domingo, amanhã dia 13/03 desta promoção pelo site? O que posso fazer para adquirir por R$40,00 sem ter que ir lá já que chego no Rio amanhã…??? Obrigada Fabrícia (21)8030-6585

  • Alexandre Paluna disse 13 de março de 2011 às 14:48

    A peça é muito divertida e recomendo. Minha namorada e eu nos divertimos muito. É muito raro conseguir juntar 4 atrizes de peso em um mesmo palco. Todas estão de parabéns!!!

  • jussara miranda martins disse 14 de março de 2011 às 21:28

    amei todo elenco da peça….”Amores, perdas e meus vestidos”

    Muito bom gosto… texto maravilhoso…

  • Boa tarde! Gostaria de saber a censura do filme “Amores,perdas e meus vestidos”, pq aqui no site ta dizendo 12 anos, só que no site ingresso.com é 16 anos.Obrigado

Deixe seu comentário