Closer – Perto Demais

Sala Fernanda Montenegro

A peça de Patrick Marber conta a história de um ‘quadrado amoroso’ formado por uma fotógrafa bem sucedida, um aspirante a romancista, uma stripper e um médico. “Closer” ficou conhecida pela sua adaptação para o cinema, dirigida por Mike Nichols.    

“Closer” é um ensaio sobre a paixão e os relacionamentos afetivos. Dilemas humanos e contradições dos relacionamentos pós-modernos e dos chamados ‘amores líquidos’ – sem regras, voláteis e fluidos.

Quatro personagens diferentes, mas que se assemelham na fuga da solidão e na busca de sentido ou conforto nos braços de alguém. A peça expõe de maneira crua as fragilidades do amor nas relações humanas contemporâneas, marcadas pela inconsistência e superficialidade de sentimentos. “Closer” convida a ver mais “de perto” a própria natureza humana: cheia de paixões, mas por vezes cruel.

Em 2003, a peça recebeu versão para o cinema, com roteiro do próprio Patrick Marber, direção de Mike Nichols (1931-2014), e no elenco Julia Roberts, Jude Law, Clive Owen e Natalie Portman.

SINOPSE

Dan (Rafael Sardão) é um escritor de obituários cuja ambição é se tornar um grande romancista. Quando finalmente consegue escrever seu livro, marca uma sessão de fotos com Anna (Paula Moreno), fotógrafa bem sucedida e recém-divorciada. Neste encontro, Dan se apaixona à primeira vista por Anna que, apesar de corresponder, se casa com o médico Larry (Luciano Szafir), que conheceu pouco tempo depois. Dan mantém um caso secreto com Anna ao mesmo tempo em que namora Alice (Karen Mota), uma stripper apaixonada que conheceu antes de Anna. Os caminhos dos quatro personagens acabam se cruzando e os levam para desfechos inesperados.

 


Texto: Patrick Marber

Tradução: Rachel Ripani

Adaptação e Direção Geral: Andréa Avancini

Assistentes de Direção: Rafael Sardão e Karen Mota

 

Elenco / Personagem:

Luciano Szafir / Larry

Paula Moreno /  Anna

Karen Mota / Alice

Rafael Sardão / Dan

 

Iluminação: Ricardo Fuji

Cenografia: Clívia Cohen

Direção de Arte: Jairo de Sender

Figurino: Jô Resende

Preparadora Vocal: Rose Gonçalves

Trilha Sonora: Charles Kahn

Fotos de Estúdio: Marcelo Faustini

Design Gráfico: Carlínio França

Direção de Produção: Celso Lemos

Produção Executiva Rio: Bárbara Montes Claros

Produção Executiva São Paulo: Augusto Vieira

Realização: Luciano Szafir, Paula Moreno e Celso Lemos.

Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

 

 



Nenhum comentário

Deixe seu comentário