Favela

Sala Fernanda Montenegro

FAVELA conta histórias de moradores comuns de uma comunidade. A
senhora aposentada que passa o dia na janela observando a vida alheia; o
pastor de uma igreja preocupado que sua única filha se misture com os outros jovens da FAVELA; o casal que vive brigando e fazendo as passes; a mãe solteira de vários filhos; o malandro mulherengo que não se entende com a mãe evangélica e, protagonizando a história, dois jovens primos que fazem escolhas diferentes na vida um entra para faculdade de engenharia e outro para o trafico da comunidade. O grande mote do espetáculo é “A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS”. O que você quer da vida? Quais escolhas você fez ? Onde elas te levaram? Quais escolhas que você fará?

O espetáculo FAVELA, inédito na cidade do Rio de Janeiro, estreou no
Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis- FITA, lotando o teatro de 1500 lugares e sendo premiado com o Troféu Ítalo Rossi – Prêmio FITA de Teatro, na categoria Prêmio Especial, para todo elenco, além da indicação a melhor texto. O espetáculo mostra de forma bem humorada o dia a dia na FAVELA, sem falar apenas de bandidos, mostra pessoas comuns, relações familiares, relações de amor, mostra o cotidiano de seus moradores.

Com direção de Marcio Vieira e texto de Rômulo Rodrigues, FAVELA tem
uma abordagem bem diferente de tudo que já foi apresentado sobre o assunto “FAVELA”. Mostra que a violência é inegável dentro de uma comunidade, mas também que histórias comuns podem acontecer ali, como em qualquer outro lugar, histórias engraçadas e comoventes que levam o público em questão de minutos a rir muito, se emocionar e a questionar a vida. O grande mote do espetáculo é “A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS”. O que você quer da vida? Quais escolhas você fez ? Onde elas te levaram? Quais escolhas você fará?

Em tempos de pacificação de comunidades, onde a FAVELA é o tema de
muitas manchetes, e onde, na maioria das vezes, o tema é a violência, nada
mais oportuno de se levar aos palcos, para todos os tipos de público, uma
visão sem preconceito e mais abrangente dos moradores de uma FAVELA.

O espetáculo FAVELA tem como diferencial ser um espetáculo que fala de um tema bem atual mas com um enfoque diferente, um enfoque nos seus
moradores comuns, gente que trabalha, que tem problemas familiares e amorosos como todo mundo e não apenas convivem com violência como é comumente retratado no cinema, TV e Teatro.

O texto foi concebido depois de dois anos de pesquisa do autor Rômulo Rodrigues e do diretor e idealizador do projeto Marcio Vieira, mergulhando no assunto através de livros, filmes, documentários, notícias atuais e antigas, e principalmente convivendo com moradores de comunidades cariocas, o que
fez o autor e o diretor desmistificarem toda uma opinião pré-concebida que tinham sobre a FAVELA e seus moradores e é essa desmistificação que o espetáculo FAVELA leva a cena.


Texto: RÔMULO RODRIGUES

Direção e idealização: MÁRCIO VIEIRA

Elenco: RAFAEL ZULU , GABRIEL CHADAN, MICHEL GOMES,  LEANDRO SANTANNA, CRIDEMAR AQUINO, ANA BERTTINES, DJA MARTHINS, RAFAEL ZOLLY, CARLA CRISTINA CARDOSO, RENATA TAVARES, NILSON MELO, HELENA GIFFONI, CÍNTHIA ANDRADE, NATÁLIO MARIA, FELIPE FRAZÃO,                 KAWANE WEZA, DILENE PRADO, CLÁUDIA LEOPOLDO, JOÃO AUGUSTO, WALACE FORTUNATO, GISELE CASTRO

Música inédita: GABRIEL CHADAN – BANDA FULANOS E CICLANOS

Música inédita: JOÃO AUGUSTO MATHIAS – Mc JOTA

Música “Meu nome é FAVELA”: ARLINDO CRUZ

Direção Musical: MÁRCIO EDUARDO

Direção de Corpo: SUELI GUERRA

Preparação Vocal: PEDRO LIMA

Assistente de Direção: GILBERT MAGALHÃES

Fotografia: FERNANDA SABENÇA

Iluminação: DJALMA AMARAL

Cenário: DERÔ MARTIN

Figurinos: CAIO BRAGA

Arte: LEONARDO MIRANDA

Produção: PRAMA COMUNICAÇÃO (Ana Berttines e Rômulo Rodrigues) &

SOBRADINHO CULTURAL ( Leandro Antônio, Milton Filho e Márcio Vieira)



Nenhum comentário

Deixe seu comentário