O Barbeiro de Ervilha

Sala Marília Pêra

“O barbeiro de Ervilha” é uma comédia musical de teatro para crianças, com aproximadamente 60 minutos de duração e classificação livre.
Trata-se de uma adaptação brasileira da ópera “O barbeiro de Sevilha”, de Gioacchino Rossini com libreto de Cesare Sterbini baseado na comédia homônima de Beaumarchais. Da ópera original, chegamos às mais belas melodias e à trama de um delicioso enredo. O espetáculo propõe o encontro entre música erudita e música popular. Os temas melódicos das mais conhecidas árias, duetos, conjuntos e coros da ópera de Rossini, são rearranjados em ritmos característicos da música nordestina. Os números musicais são cantados e tocados ao vivo pelos atores.

A história apresenta uma trupe mambembe de comediantes que encena, na pequena vila fictícia nordestina de Ervilha do Norte, as aventuras de Fígaro, o barbeiro de Ervilha. Além de barbeiro, Fígaro é sanfoneiro, enfermeiro, jardineiro e nas horas vagas ainda é veterinário, farmacêutico, cirurgião, entrega bilhetes de casais enamorados com sigilo e discrição e o que mais for preciso, de maneira honesta, para ganhar o seu pão. Andarilho, sempre à procura de um novo trabalho, acaba salvando a linda história de amor do Conde Almaviva com Maria Flor. Um amor “proibido”, pois Maria Flor vai ser obrigada a casar com o seu tutor, Doutor Bartolo, médico e velho avarento cujo único interesse recai sobre a herança da moça. Servindo o Conde com habilidade, o barbeiro acaba conseguindo acobertar e unir os enamorados, bem debaixo do nariz de Bartolo, fazendo triunfar a boa idéia de que “o amor é a mais valiosa das moedas”.


Direção geral: Daniel Herz
Elenco: Leandro Castilho, Gláucio Gomes, Flávio Pardal, Vanessa Dantas,
                   Marcio Fonseca, Julia Gorman, Leonardo Bastos, Marcel Octavio,
                   Alice Caymmi
 Direção musical: Leandro Castilho
Coreografia: Marcia Rubin
Figurinos e adereços:  Heloisa Frederico
Cenografia: Glauco Bernardi
Objetos de cena: Heloisa Frederico e Glauco Bernardi
Iluminação: Paulo César Medeiros
Preparação vocal: Zé Rescala
Engenharia de som:  Rossini Maltoni
Visagismo:  Heloisa Frederico
Programação visual: Mauro Ventura
Assessoria de imprensa:  Julia Cruz
Fotografia:  Renato Mangolin
Assessoria jurídica:  Dra. Heloisa Mourão
Assistência de direção: Clarissa Kahane
Assistência de figurino: ElianeTeixeira
Contrarregragem:  Antônio Brandão e Pequeno
Produção executiva: Thaísa Areia e Thaís Velloso
Direção de produção e administração: Vanessa Dantas e Leonardo Bastos
Realização: Marcatto Produções Artísticas



3 comentários
  • A peça é simplesmente linda! Leve a criançada porque é um tremendo epetáculo de luz, música e muito divertimento! Mega-recomendada!

  • Uma proposta muito diferente de teatro infantil, onde a música cantada e tocada ao vivo, torna-se a peça muito animada.

  • Um peça que encanta as crianças do inicio ao fim… as músicas fazem com que as crianças interajam!! Recomendável para os pais e seus filhos.

Deixe seu comentário