O Gigante Egoísta
Sala Fernanda MontenegroAPRESENTAÇÃO
Escrito por Oscar Wilde, no século XIX, “O Gigante Egoísta” é um dos seus poucos contos escritos para o público infantil. Publicado na livro “O Príncipe Feliz e Outras Histórias”, este era uma dos contos preferidos de Wilde, que ele costumava contar para seus dois filhos – para quem o livro é dedicado.
A adaptação para o teatro da Artesanal Cia. de Teatro do Rio de Janeiro, que em 2013 cumpriu temporadas em São Paulo e Rio de Janeiro, vem aprofundar a pesquisa narrativa que o grupo vem desenvolvendo com uso de teatro de animação, nesse caso mais especificamente bonecos de manipulação e máscaras teatrais.
O conto, uma crítica ao individualismo humano e da sociedade vitoriana da época, é também uma reflexão sobre o passar do tempo e sobre a natureza cíclica de todas as coisas. O espetáculo, vale-se do lirismo de Wilde e constrói belas imagens plenas de poesia e ludicidade.
SINOPSE
Depois de passar sete anos na casa de seu amigo Ogro, o Gigante descobre que crianças invadiram seu palacete para brincar em seu jardim. Ele expulsa as crianças de sua propriedade e constrói um muro que a separa do resto da cidade. Isolado e sozinho, o Gigante percebe que o inverno hospedou-se definitivamente em sua casa e que a primavera recusa-se a voltar ao seu jardim, agora eternamente coberto pelo gelo e pela neve. Porém a chegada de um menino que resolve brincar no jardim, apesar da sua proibição, traz de volta a primavera e faz com que o Gigante reconheça o quanto tinha sido egoísta.
O espetáculo foi indicado ao Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro – 2013 nas categorias de melhor espetáculo, melhor direção, melhor texto, melhor ator, melhor cenário, melhor figurino, melhor Iluminação e melhor produção.
Ganhador do Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro nas categorias de melhor espetáculo, melhor ator e melhor figurino.
Texto: Gustavo Bicalho – sobre um conto de Oscar Wilde
Elenco: Márcio Nascimento, Marcos Guilhon e Tatá Oliveira
Direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves
Cenário e Adereços: Karlla de Luca
Figurinos e Adereços: Fernanda Sabino e Henrique Gonçalves
Bonecos: Bruno Dante
Máscaras e Preparação Técnica em uso de Máscaras: Marise Nogueira
Direção de Movimento dos bonecos e Preparação Técnica dos Atores: Márcio Nascimento
Preparação Corporal: Paulo Mazzoni
Pesquisa Musical: Gustavo Bicalho
Desenho de luz: Jorginho de Carvalho
Assistente: Poliana Pinheiro
Montagem e Operadores: Rodrigo Belay e Waldemir Almeida
Projeto Gráfico e Ilustração: Mauricio Grecco
Fotografias: Bruno Lorenzo, Jackeline Nigri, e LuCa Ayres
Assessoria de Imprensa: Mais e Melhores Produções Artísticas
Produção: Marta Paiva
Direção de Produção: Henrique Gonçalves
Realização: Artesanal Cia. de Teatro – 2013
Nenhum comentário