O Jardim Secreto

Sala Fernanda Montenegro

 

 

 

 

Uma história de amizade e transformação que une a família.

 

Uma bela equipe se reuniu para levar aos palcos a obra da escritora Frances Hodgson Burnett e, de 17 de agosto a 13 de outubro, o Teatro II do Centro Cultural do Banco do Brasil recebeu o espetáculo infanto-juvenil “O Jardim Secreto”, de Renata Mizrahi (Duas vezes vencedora de melhor texto Prêmio Zilka Sallaberry), com direção de Rafaela Amado e Mariah Schwartz.

Rafaela Amado dirige sua mãe pela primeira vez, ao lado de Mariah Schwartz, que assina seu primeiro trabalho na direção teatral.

No elenco os atores Arlindo Lopes, Camilla Amado (completando 60 anos de carreira), Celso André, Elisa Pinheiro, Grasiela Muller, e João Velhovão fazer a plateia refletir e se divertir.

 

Entre os destaques, o cenário criado pela atriz e artista plástica Analu Prestes, as projeções criadas por Paola Barreto e Lucas Canavarro, a trilha sonora original de Marcelo Neves, executada ao vivo pelos atores.

A peça conta a história da pequena Miranda, interpretada pela atriz Elisa Pinheiro, que vai passar as férias de verão pela primeira vez na casa de seu tio Heitor, interpretado pelo ator Celso André.

Miranda é muito esperta e inteligente, mas nunca teve contato com o tio distante. Logo na chegada, se desentende com a governanta Gertrudes, interpretada pela atriz Camilla Amado, que proíbe a menina de brincar, correr e falar alto. 

Sozinha, Miranda conhece “a” sofá Brigite (Celso André) e a cadeira Marluce, interpretada por Grasiela Muller, e se tornam amigos. Cansada de tantas proibições a menina conhece Nicolau, interpretado por João Velho, sobrinho de Dona Gertrudes, jardineiro da casa. Nicolau conta um segredo de família: desde a morte da esposa do seu Heitor, há mais de 10 anos, ninguém teve permissão para entrar no jardim secreto que fica trancado no fundo da casa.  

Miranda, que é muito curiosa, decide conhecer o jardim junto com Nicolau. Revirando os cômodos da casa, Miranda descobre o quarto de Gregório, interpretado por Arlindo Lopes, um menino de sua idade, filho do tio Heitor.  O menino vive deitado numa cama dizendo que tem uma doença grave. O pai proibiu que ele saia do quarto e tenha contato com qualquer pessoa. Miranda desconfia da doença e continua procurando a chave do jardim com Nicolau.

Os dois conseguem a chave, entram no jardim e se surpreendem com beleza do lugar. O jardim secreto é um lugar mágico, apesar de estar seco por conta do inverno. Miranda volta feliz pra casa e enfim conhece seu tio Heitor. Muito severo e temido, ele se emociona com a menina, que lembra muito a esposa. Miranda diz pra ele que gostaria de aprender a plantar e o tio entrega para ela sementes de árvores e ela decide convencer o primo Gregório a levantar da cama e conhecer o Jardim.

Os três meninos cuidam das flores e plantam as sementes pelo jardim.  As férias de Miranda foram passando, chegou  a primavera e o jardim floresceu. É hora de a menina voltar pra casa dos pais. Nesse momento, Tio Heitor descobre que precisa reconquistar o amor de seu filho e deixá-lo viver como uma criança normal. 

A peça mostra o valor de uma amizade e também o quanto o zelo em demasia  pode ser prejudicial para uma criança em desenvolvimento. A história é uma lição de vida, companheirismo, amizade e força de vontade.


 

 

 

Inspirado na obra de Frances Hodgson Burnett

ADAPTAÇÃORenata Mizrahi

COLABORAÇÃO DE TEXTOIsabel Falcão, Luisa Arraes e Mariah Schwartz

DIREÇÃORafaela Amado e Mariah Schwartz.

ELENCO –    Arlindo Lopes – Gregório

Camilla Amado – D. Gertrudes

 Elisa Pinheiro – Miranda

 Grasiela Müller – Cadeira/ Acordeom

João Velho – Nicolau

 Luiz Henrique Nogueira e Celso André – Heitor/ A Sofá

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Gustavo Nunes

CENÁRIO– Analu Prestes

FIGURINO – Espetacular Produções & Artes – Ney Madeira, Pati Faedo, Dani Vidal

ILUMINAÇÃOLuiz Paulo Nenen

VÍDEOSPaola Barreto, Lucas Canavarro e Alexandre Antunes

MÚSICA ORIGINAL e DIREÇÃO MUSICAL - Marcelo Neves

DIREÇÃO DE MOVIMENTORafaela Amado e Mariana Baltar

DESIGN GRÁFICOAndré Coelho

ASSESSORIA DE IMPRENSA– Will Marketing Comunicação e Produção/Luiz Menna Barreto

CENOTÉCNICO– André Salles

ASSISTENTE CENOGRAFIACamila Scorcelli

ASSISTENTE DE FIGURINO – Marcela Fauth

COSTURA FIGURINOSAtelier das Meninas

COSTURA CENÁRIORosangela Lapas

ALFAIATARIA – Macedo leal e equipe

BORDADOS, CROCHET E ACABAMENTOS – Rosangela Maria Faedo e  Nelyci Ferraz

 MAQUIAGEMFernanda Santoro

DIRETOR DE CENAFelipe Ávilla

 CAMAREIRA - Soninha

OPERADOR DE LUZ – Rodrigo Lopes

OPERADOR DE VÍDEO – Joana Guimarães

FOTOGRÁFA – Paula Kossatz

EQUIPE TURBILHÃOZINHO DE IDEIAS:

PRODUTORA EXECUTIVAMárcia Goulart

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO Renata Costa Pereira

ADMIN- FINANCEIROLeonor Camargos

SECRETÁRIA - Geysa Seiça

DESIGN GRÁFICO – Marcos Bittencourt

COPRODUÇÃO – Focus Films (Tuinho Schwartz) e Turbilhãozinho de Ideias Cultura e Entretenimento Ltda

Idealização - Mariah Schwartz

 



Nenhum comentário

Deixe seu comentário