CHAPEUZINHO VERMELHO

Sala I

O espetáculo Chapeuzinho Vermelho, dirigido por Eduardo Leão e produzido pela Conteúdo Teatral, conta as aventuras de uma menina ingênua e curiosa que é enganada por um lobo encantador, interessado em fazer dela seu jantar. A estreia será no dia 4 de fevereiro, no Teatro Fashion Mall. A temporada seguirá até o dia 19 de fevereiro, aos sábados e domingos, às 17h30.

André Abujamra assina a trilha sonora especialmente composta para a montagem. Na versão deste clássico, a música funciona como uma ambientação e conta a história como um texto implícito, criando climas de leveza ou de tensão, por exemplo.

Já a interpretação dos atores é concebida de maneira inovadora, com riqueza de gestos e ausência de falas. “Percebo a necessidade de comunicar de maneira mais sintética. As crianças falam muitas coisas com menos palavras e têm uma reação muito rápida à música. Por isso nessa peça a fala não é necessária. A criança entende a história com os climas que a música gera”, explica o diretor Eduardo Leão.

Repleto de cores, jogos e brincadeiras, o espetáculo é fiel ao conto de Wilhelm Carl (1786-1859) e Jakob Ludwig Carl (1785-1863) –os irmãos Grimm– escrito no século 19. A ênfase na teatralidade é marcante nesta versão de Chapeuzinho, com dois atores interpretando todos os cinco personagens de forma dinâmica para atrair a atenção dos pequenos.

“Vejo que alcançamos isso. As crianças acompanham e comentam o espetáculo, tentando nortear os personagens. É um grande prazer vê-las participando e perceber que dão conta do que acontece”, comenta a atriz Manuela Figueiredo.

Intérprete de Chapeuzinho Vermelho, da vovó e também manipuladora do lobo mau (um boneco), Manuela explica que a composição das personagens aconteceu num processo de descoberta da equipe, como numa alquimia, explorando mímica, teatro físico e clown. “Nada foi feito de forma rígida e engessada. Toda a inspiração veio de um grande trabalho nos ensaios”, completa a atriz. “Meu maior desafio é fazer Chapeuzinho, uma menina-heroína, com todo o cuidado para não parecer infantil demais ou sem graça”, afirma.


Elenco: Manuela Figueiredo e Eduardo Leão
Roteiro e direção: Eduardo Leão
Produção: Felipe Costa
Trilha sonora: André Abujamra
Figurino: Olinto Malaquias
Cenário: Fábio Namatame
Luz: Pedro Garrafa
Fotos: Eduardo Leão e Rodrigo Fonseca
Produção e Administração/RJ: Cris Fraga



Nenhum comentário

Deixe seu comentário